quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

BS Contact

A aplicação BS Contact é desenvolvida pela Bitmanagment Software GmbH para visualização de conteúdo Web 3D. Funciona como aplicação instalada no computador e plugin para browsers para visualização de conteúdo vrml através da internet. Integra-se com plataformas de chat 3D para visualização interactiva multi-utilizador de mundos virtuais. Requer pouco espaço em disco e a sua instalação não necessita de privilégios de administração, sendo necessária uma instalação por cada conta de utilizador.

Fig. 1: visualização de um espaço virtual em X3D.

Correntemente na versão 7.212, suporta ficheiros em formato VRML, X3D, Collada, KMZ e CityGML, entre outros. Ao visualizar objectos e cenas em formatos Web 3D permite nove modos de navegação (Walk, Slide, Examine, Fly, Pan, Game Like, Jump, Geo Examine e Geo Fly) e navegação entre pontos de vista pré-definidos na cena. Visualiza com diferentes níveis de detalhe escolhidos pelo utilizador, disponibilizando diferentes formas de visualizar e analisar objectos tridimensionais. Renderiza em alta resolução imagens bitmap de pontos de vista definidos pelo utilizador e vídeos de cena em formato AVI com configuração de opções de tamanho de ecrã.

Integra-se com os browsers Opera, Internet Explorer, Safari e Google Chrome como visualizador de objectos e cenas VRML/X3D incorporadas em páginas Web, sendo a navegação em Internet Explorer a mais eficaz.

Fig. 2: imagem compósita mostrando diferentes formas de visualização gráfica de um objecto X3D.

A navegação e interacção com cenas e objectos pode ser feita recorrendo a um avatar animado.  A aplicação tem um avatar pré-definido que em espaços virtuais que o possibilitem pode ser alterado para outro modelo de avatar.

Fontes: