sexta-feira, 22 de março de 2013

MiniZine #02


Chaka Sidyn, et al (2013). MiniZine #02.

Uma boa surpresa de leitura em banda desenhada independente. Editado pela Sanktio Comix, este e-zine reúne histórias curtas de Chaka Sidyn, pseudónimo do autor, e bem ilustradas por diversos desenhadores. Em termos narrativos as histórias mostram alguma imaturidade intelectual, pouco profundas e a carecer de mais desenvolvimento. É algo de esperar neste género de publicação e que não demonstra falta de qualidade. Antes pelo contrário, denota muito esforço e evolução progressiva do domínio das técnicas narrativas, que certamente se traduzirá no futuro em melhores histórias curtas. As desta edição são muito promissoras, e o caminho tendencial é de melhoria, comparando com a primeira edição disponível no site. O esforço prometido pelo autor e dinamizador de manter uma publicação regular certamente dará frutos interessantes.

A ilustração distingue-se pela variedade de estilos dos diferentes ilustradores. O destaque é dado para a espectacularidade das pranchas de Peebo Mondia, muito próximas do profissionalismo do comic comercial naquela que é sem quaisquer dúvidas a melhor das três histórias deste e-zine. O uso sólido dos contrastes a preto e branco de Rafael Desquitado é outro dos destaques gráficos desta publicação.

Sem ser perfeito, este MiniZine é surpreendente e demonstra uma evolução progressiva em termos narrativos e gráficos. É de elogiar a qualidade e a iniciativa, permitindo partilhar com públicos um jovem fervilhar criativo que enriquece o espaço cultural. Pode ser lido online: MiniZine #02. Cliquem, leiam e descubram o que de mais novo e de interessante há na banda desenhada portuguesa.