quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Fabricated


Hod Lipson, Melba Kurman (2012). Fabricated: The New World of 3D Printing. Indianapolis: John Wiley & Sons.

Uma visão muito interessante do panorama da impressão 3D, que consegue equilibrar o deslumbre com a tecnologia com um profundo conhecimento do campo e considerações mais práticas. Abre com o género de previsões hiperbólicas sobre um radioso futuro alimentado pelas mirabolantes impressões em 3D, um tom que ressurge ao longo do livro, mas depressa mergulha nos detalhes da tecnologia, possibilidades de evolução e implicações. Toca num pouco de tudo, desde a predição utópica às considerações ambientais da tecnologia.

Torna-se pertinente ao analisar a fundo os vários tipos de impressoras 3D no mercado e em laboratório, não se ficando pelas de extrusão de filamento. Neste capítulo a visão é muito detalhada, analisando as tecnologias de estereolitografia, corte por laser, impressão de camadas, impressão multi-cor e multi-materiais e sinterização a laser. Outro ponto de interesse prende-se com a atenção que dá aos processos de design digital e conceptual como elementos fundamentais na impressão 3D, reflectindo sobre hábitos enraizados por tecnologias antecessoras, novas possibilidades e a importância de uma boa conceptualização antes de avançar para a materialização.

Para os meus objectivos o melhor deste livro foi o destaque dado à impressão 3D na educação. Se esperavam que o autor se cingisse à educação superior em engenharia e design, ficarão surpreendidos com a atenção dada às possibilidades da tecnologia e experiências já em curso no domínio da educação básica. Detalha o projecto Fab@School com experiências de utilização de impressão 3D inseridas em projectos interdisciplinares que congregam conhecimentos de diferentes áreas disciplinares na elaboração de objectos. Esta análise é feita sem histerismos de optimismo do tipo vamos meter uma impressora 3D em todas as salas de aula, antes segue o pragmatismo da importância de ter estratégias de abordagem bem concebidas para que o potencial educativo desta tecnologia seja bem aproveitado, nos domínios da resolução de problemas, pensamento de design e capacidade de fazer e construir.

Sem ser muito profundo, uma vez que ambiciona mostrar em traços largos o panorama desta tecnologia emergente, Fabricated equilibra alguma especulação deslumbrada com análises sóbrias do potencial e problemáticas da tecnologia, alicerçadas por um forte conhecimento in loco das suas vertentes. Uma excelente introdução ao campo do 3D printing.