quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Ficções

Pintado a Sangue: Um surpreendente conto de horror escrito por Carina Portugal onde os crimes do passado se reavivam ciclicamente. A ambiência soturna combina bem com o tema de uma maldição passional a assombrar uma mansão decrépita. O tempo não cura feridas e as almas penadas estão condenadas à repetição dos seus dramas.

Aos Teus Olhos: Um conto por Vítor Frazão interessante mais por aquilo que deixa implícito do que pelo que explicita. Por detrás de uma curta aventura com acção está um vasto panorama ficcional de sabor steampunk que nos vai sendo revelado através do diálogo entre as várias personagens. Diálogos informativos, mas com menos infodumps do que o expectável. Este centrar na interacção entre personagens deixa a imagem visual despertada pelo conto bastante difusa.

The Crossing: Conto menos bem conseguido de Anton Stark. Um grupo de jovens faz uma travessia em direcção ao mar, rito de passagem ao qual alguns não irão sobreviver. Se a geografia do conto é sólida e a premissa e final implacáveis, a prosa necessitaria de algumas revisões para ser mais fluída.