segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Aquisições


Este ano fui forçadamente mais comedido nas minhas aquisições literárias no Fórum Fantástico. Vim de lá muito leve, comparado com anos anteriores. Mas não pude deixar de trazer as antologias da Editora Divergência Por Mundos Divergentes  e Na Sombra das Palavras.


Também não deixei de trazer o romance de Joel Gomes, A Imagem, e tive sorte. Em promoção ainda recebi o livro Um Cappuccino Vermelho e este cd, que irá ficar inviolável. Não tive coragem de dizer ao simpatiquíssimo autor que sou pós-CD e DVD. Foi uma escolha consciente quando comprei o meu último computador.


Começo a habituar-me a caçar autógrafos. Por pouco não ia apanhando Rhys Hughes, a quem poupei a obrigatoriedade de dedicatórias. The problem is finding what to write here, disse-me, e não quis insistir. E chega-me, porque pedi o autógrafo como forma de apreço ao trabalho do autor e não para ter uma longa dedicatória dedicada a alguém que não conhece. Diga-se que só pela elegância do autógrafo tudo o resto se secundariza. Mais um pormenor a dar valor emocional aos dois livros que tenho dele e adquiri muito por acaso em Guimarães, ao simpático e erudito livreiro da Snob. Também pedi a alguns autores do Na Sombra das Palavras e Comandante Serralves: Despojos de Guerra um autógrafo. Pelo apreço pessoal que lhes tenho e porque, na eventualidade de repetir workshops Visões de Utopia, em que insisto sempre em trazer comigo obras representativas da FC e fantástico portugueses, sentir que quem pegar nestes livros sentirá mais valor ao ver a letra dos escritores.

Habitualmente as bancas da Saída de Emergência têm pouco para mim. Não vem daí mal ao mundo. A editora tem uma aposta bem montada e um público específico. Tento não perder as edições arriscadas que fazem no domínio dos clássicos de FC e fantástico, ou das antologias de autores portugueses, mas ultimamente, felizmente para a minha carteira, têm saído poucas. Agruras da crise em que vivemos. Gostaria de ter feito um raid certeiro à Dr. Kartoon e Chili Con Carne, mas não pude. Tenho a minha pequenina e querida cadelinha a envelhecer e avizinham-se despesas com veterinários para a manter bem de saúde. Não há ADSE ou segurança social para ajudar a tratar aqueles que nos acompanham nos dias e que é da mais elementar humanidade cuidar. Tem que ser, pensei, enquanto contemplava o impecável bom gosto da selecção bedéfila de João Lameiras.