quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Leituras


Camgirl Odalisque: Brilhante exercício de video-arte de Mathilde Marc e Hugo Arcier. Uma colisão deslumbrante entre a estética clássica do nu de Ingres, Delacroix e outros pintores românticos, o voyeurismo da pornografia à vontade do cliente na internet e estéticas digitais no âmbito do reality capture em 3D e glitching. Deslumbrante, pegando no olho digital sexualizado que vê o corpo nu feminino recriando na perfeição a estética classicista intervencionada pela modernidade dos meios digitais.

Breve storia del fumetto portoghese: Breve, mas abrangente, história da BD em Portugal escrita para o Festival de Banda Desenhada de Treviso. Só lhe falta o olhar contemporâneo à BD que se faz hoje em Portugal. O artigo termina nos primeiros anos do século XXI. Este, porque suspeito pelo alinhamento deste Quadradinhos: sguardi sul fumetto portoghese que os fãs de BD em Treviso tenham tido oportunidade de descobrir o melhor e o mais actual do panorama criativo português.

Livros com Muito Vento Dentro: Um dos melhores blogs literários portugueses que conheço, aliás, o melhor, é o Montag de Pedro Marques. Mais do que preocupar-se em resumir livros ou almejar ser crítico literário, revela um profundo conhecimento sobre literaturas, uma sólida noção historiográfica e um foco no grafismo e design sob uma perspectiva evolutiva ao longo da edição literária. Neste artigo sobre o grafismo das edições da obra de Cortázar fala-nos do deslumbrante lado gráfico da obra do escritor argentino. Deslumbrante, e inspirador.



Lands of Wonder, Romance and High Adventure: O Matte Shot é outro daqueles blogs sempre inspiradores. Raramente publica, mas quando o faz são dilúvios deslumbrantes de fotografias que documentam a pintura de cenários para cinema. O conhecimento é profundo e a documentação vasta. É sempre surpreendente ver como o olho cinematográfico é iludido com mestria pictórica e perspectiva rigorosa. E não imaginaria, por exemplo, que esta cena icónica de Blade Runner tinha sido feita com uma cuidadosa combinação de pinturas matte.