quinta-feira, 19 de março de 2015

Gli Eroi del Fumetto di Panorama Dylan Dog #04


Tiziano Sclavi, Angelo Stano, Nicola Mari, Luca Dell'Uomo, Claudio Villa, Bruno Brindisi (2005). Gli Eroi del Fumetto di Panorama Dylan Dog #04. Milão: Mondadori.

Um dos encantos de Dylan Dog é ler o entretecer de linhas narrativas aparentemente sem relação entre si que só se intersectam quando Tiziano Sclavi o entende. É o caso de Il sorriso dell'Oscura Signora, história que abre a antologia. Começamos com uma misteriosa e sombria personagem que devolve à vida um assassino profissional morto numa anterior aventura de Dylan (o sublime Attraverso Lo Specchio). Somos levados a um hospital onde uma jovem tem um diagnóstico terrível que nunca chega a saber qual é, porque os médicos se distraem com o falecimento de uma velhota na cama ao lado. Essa mesma rapariga contrata Dylan para investigar uma atraente medium com que o seu pai, um político mais interessado no poder do que na família, se envolveu. Dylan desmascara a medium como uma fraude, com ajuda de um professor universitário que lhe prega um susto usando os truques banais do ofício. Infelizmente, ao exorcizar os medos do político, desperta neste a necessidade de mandar assassinar aquele que considera o seu pior inimigo, alguém que o persegue desde a infância, sempre a deitar-lhe as culpas pelos seus maus actos. Má ideia, porque este inimigo é um catalizador imaginário das falhas do político, e a história completa o círculo quando o assassino mata o político após este assassinar a medium que apanhou na cama com um jovem amante. Como habitual, Dylan assiste a tudo naquele estranho elemento narrativo de herói fulcral que não controla os eventos em que se envolve. Omnipresente está a sombra, que apenas Dylan consegue ver e confunde com a morte, mas acaba por se revelar uma representação da vida. Com um sentido de humor macabro, revela que afinal a tal doença da jovem é uma gravidez. Confessa, no final, que gosta de pregar partidas, porque a vida sem humor não faz sentido.

Já conhecia Diabolo Il Grande, uma estranha história de assassínos em série levados a cabo por um prestigitador assombrados por um boneco de ventríloquo que o obriga a assassinar todas as mulheres que se assemelham à sua mãe. O curioso nesta história é Sclavi ter decalcado o boneco articulado com o aspecto de Erich von Stroheim. Il Paradiso dei Turisti é uma história muito curta e divertida, em que Dylan é levado a uma casa onde o habitante lhe mostra que a porta de uma das divisões o transporta para paraísos terrestres, mas outra porta leva-o aos locais de maior pesadelo genocida e pobreza. Sente-se lesado. Afinal, prometeram-lhe que a Terra era um paraíso turístico, e pede que Dylan Dog o ajude a resolver o problema da segunda porta. Non, temo di no, responde Dylan a este turista que se revela um alienígena desencantado com este planeta onde o sublime e o funesto tantas vezes se cruza.