sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Dylan Dog: La Paga dell'Inferno; Benvenuti a Wickedford



Giovanni Di Gregorio, Daniele Bigliardo (2014). Dylan Dog #334: La Paga dell'Inferno. Milão: Sergio Bonelli Editore S.p.A..

Uma história agradável do Old Boy. Dylan é convocado ao inferno, ou melhor, a um dos muitos infernos possíveis, para resolver uma série de crimes misteriosos. Alguém está a assassinar as almas de assassinos em série presos no inferno. As convocatórias de Dylan assumem a forma de mortes sucessivas, a única forma que o demónio tem de o chamar à sua presença. O que distingue esta história é o lado onírico que Di Gregorio dá ao inferno. Não um lugar de negrume e ranger de dentes, antes uma indústria burocrática sob constante pressão orçamental, onde um demónio-mor enterrado em papelada tem de gerir a aleatoriedade das almas que lhe chegam com um quadro de pessoal constantemente a ser reduzido. Os demónios desta história são um mimo, um cruzamento de soldadinhos de chumbo com toques de Hyeronimus Bosch.


Michelle Medda, Marco Nizzoli (2014). Dylan Dog #340: Benvenuti a Wickedford. Milão: Sergio Bonelli Editore S.p.A..


O Inspector Bloch é um dos grandes pilares da série Dylan Dog. Eterno aliado de Dylan na Scotland Yard, mascara a sua boa vontade em ajudar a resolver os bizarros casos em que se envolve o detective dos pesadelos com uma eterna preocupação com a pensão de reforma. É daquelas personagens que pensamos nunca virem a ser alteradas, por estarem tão entrelaçadas no historial da série. Numa recente revisão a Dylan Dog, Bloch foi reformado. Irá passar os seus anos de reforma numa pacata vila à beira mar, enquanto no seu lugar ficará um novo inspector que não suporta tão bem as bizarrias de Dylan Dog. Claramente, uma tentativa de aumentar o peso dramático da série.

Habituando-se às rotinas da vida de reformado, Bloch é visitado em Wickedford pelo seu amigo Dylan. Como não poderia deixar de ser, há um mistério na vila, com o desaparecimento de um grupo de jovens visitantes. O segredo tenebroso envolve um jovem violinista que, sofrendo de elefantíase, tem dentro dele um monstro ainda mais violento.