terça-feira, 4 de abril de 2017

The Ghost and the Lady



Kazuhiro Fujita (2016), The Ghost and the Lady, Book 1. Nova Iorque: Kodansha Comics.

Porque... Japão, e a sua deliciosa cultura esquisita. A premissa deste mangá assenta num museu de objectos curiosos e a sua curadora, visitada por um fantasma. Estão lançadas as bases para uma série de antologia entre fantasia e horror onde cada episódio se foca na história de um objecto específico, pensa-se. Algo demasiado directo para a cultura japonesa. Em vez de seguir este óbvio caminho, o fantasma que visita a senhora do museu prefere contar uma longa história, sobre a mulher que um dia lhe pediu para a assassinar. Este não é um fantasma qualquer. Antigo duelista profissional, assombra um teatro londrino, e é contactado por uma jovem desesperada que quer pôr termo à vida sem se suicidar. Ela tem a rara qualidade de ver os espíritos, e de sentir os espíritos malévolos que dominam cada ser humano, nesta série apelidados de eidolons. Com um sentido teatral assinalável, o fantasma decide matá-la apenas quando a rapariga estiver no seu desespero máximo, protegendo-a contra ameaças enquanto a acompanha, esperando que as suas lutas e decisões a levem ao desespero.

A rapariga não é uma menina qualquer. É uma jovem que se quer dedicar a causas, fugindo ao destino de mulher da alta sociedade. Irá sempre lutar contra os pais e a sociedade que a rodeia para levar a cabo o que acredita ser a sua missão, cuidar dos doentes. Também não é uma enfermeira qualquer. É Florence Nightingale. Se vos parecer estranho ver a pioneira dos modernos cuidados de enfermagem e a história da sua vida transformada em heroína de mangá em mistura de romance e fantasia, só podem culpar as idiosincrasias da cultura popular japonesa.

 
 Kazuhiro Fujita (2016), The Ghost and the Lady, Book 2. Nova Iorque: Kodansha Comics.

A conclusão, de recorte épico, da história do fantasma que protege Florence Nightingale. A série revê a história desta personagem histórica com elementos de fantasia romântica. A colisão final dá-se nos gelos da Crimeia, com o maior inimigo de Nightingale a usar um subterfúgio para a tentar assassinar, e a violenta fantasma que o protege  a enfrentar o simpático fantasma que está sempre do lado de Florence. Tão ao seu lado que a história resvala para um amor impossível, em que nem a morte por velhice da enfermeira poderá aproximar duas almas que se querem.