domingo, 8 de abril de 2018

URL



Robbie Barrat's AI-generated nude paintings make Francis Bacon look like a genteel pre-Raphaelite: Se Bacon e Caravaggio acasalassem e tivessem um descendente mutante com traços de esquizofrenia e a capacidade de combinar os seus estilos pictóricos, provavelmente daria nisto. Imagens criadas por uma IA com a técnica de generative adversarial network, aprendendo generativamente por contraposição de resultados a partir da aprendizagem de um banco de dados. O que mais intriga neste tipo de experiência é a forma como questiona a humanização inerente à arte, uma daquelas áreas de atividade humana que acreditamos imunes à inteligência artificial precisamente pela combinação de mestria individual, pensamento e carga emocional que só os humanos parecem capazes de atingir. Por complexos que sejam os algoritmos de IA, não são seres conscientes, com sentimentos, e no entanto parecem ser capazes de gerar iconografias inquietantes, para lá da fronteira do derivativo.

Crooked Masters: How He-Man Colonized a Generation’s Imagination: A série camp clássica de animação revista nos seus pressupostos. E se Skeletor for o verdadeiro herói, combatente pela libertação da sua pátria, reunindo os oprimidos contra a tirania da ocupação pelos convenientemente louros e caucasianos Masters of the Universe?

Do Inferno. Alan Moore & Eddie Campbell (Biblioteca de Alice): Crítica profunda à edição portuguesa da Devir de From Hell, por Pedro Moura.

2001: A Space Odyssey Predicted the Future—50 Years Ago: Stephen Wolfram reflete na forma como, cinquenta anos após a sua estreia, o filme 2001 ainda invoca visões de puro futurismo.

50 years of 2001: A Space Odyssey – how Kubrick's sci-fi 'changed the very form of cinema' : Comemorando os cinquenta anos da estreia de 2001, personalidades ligadas ao cinema refletem nas vertentes de influência deste filme na cultura cinematográfica.

Dostoievski desvelado"Pois vejo antes de tudo isso, uma capacidade para antever o ser humano na sua infinita complexidade e variabilidade, e uma recusa da simplificação desse humano, daí o surgimento de "Crime e Castigo"". Pergunto-me se o título do post é uma referência a Isis Unveiled? Linguística, não temática, claro.

The Best Science Fiction Movies and Shows on Netflix Right Now:  Netflix and... chill with SciFi.

When the Heavens Stopped Being Perfect: Galileu, a invenção do telescópio e a forma como o olhar frio do cientista pode destruir as visões do imaginário.